Vias de Comunicação PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Indíce do artigo
Vias de Comunicação
Página 2
Página 3
Todas as páginas

ImageINFRA-ESTRUTURAS RODOVIÁRIAS...

Um total de 145 pontes e 50 pontões fazem parte desta rede de estradas que estabelece ligações rápidas e menos rápidas entre todas as localidades e províncias limítrofes, conferindo-a no contexto nacional, uma posição de vantagem em comparação com outras províncias mais vastas.

A ligação com as províncias limítrofes é feita através de estradas asfaltadas. Contudo, parte considerável de troços dessas vias têm o asfalto em elevado estado de degradação, quer por desgaste temporal e falta de manutenção atempada quer por efeito directo da guerra.

No quadro da implementação de um Projecto denominado SITLOB (sistema integrado de transportes Lobito-Benguela), serão introduzidas melhorias consideráveis na via rodoviária entre Lobito-Catumbela-Benguela, existindo outros projectos para a construção das vias que ligam a cidade de Benguela ao Dombe Grande (70 km), Benguela-Baia Farta (via dupla), Dombe Grande/Namibe (via simples de longo curso) e Baia Farta à estrada Sul das pescarias.


ESTRADAS E PONTES...

A rede de estradas da província compreende um total de 5.346 km, sendo 642 km asfaltadas, 1.572 km de terraplenadas, 564 km de terra solta e areias e, 1.185 km de caminho ou picadas, com 145 pontes e 50 pontões, e 1.383 km de estradas secundárias e terciárias, que clamam por reparação, bem como as 5 pontes que fazem ligação com 5 (cinco) vias nacionais, nomeadamente:

  • Ponte sobre o rio Cropolo no troço Catengue/Chongoroi;
  • Ponte sobre o rio Cubal no troço Caimbambo/Cubal;
  • Ponte sobre o rio Calondende no troço Cubal/Ganda;
  • Ponte sobre o rio Catumbela no troço Ganda/Alto Catumbele;
  • Construção da nova ponte sobre o rio Cavaco.
  • Esse conjunto de vias estabelece ligações rápidas e menos rápidas entre todas as localidades.

A ligação com as províncias limítrofes é feita de estradas asfaltadas, excepto com a do Namibe no troço Dombe Grande/Lucira, em estrada terraplenada.

Ao nível dos municípios do interior, cerca de 132 pontes e 1.383 km de estradas secundárias e terciárias clamam por reparação.